Vendas de smartphones dobráveis ultrapassam as 30 milhões de unidades em 2024

As vendas de smartphones dobráveis deverão aumentar 53% entre 2021 e 2024, chegando a ultrapassar as 30 milhões de unidades em 2024, de acordo com as últimas previsões do Canalys.

O segmento deverá crescer 122% entre 2019, ano em que os primeiros produtos dobráveis foram lançados, a 2024. Impulsionados pela Samsung, as vendas de smartphones dobráveis atingiram as 8,9 milhões de unidadesem 2021. Enquanto o mercado global de smartphones cresceu apenas 7%, o segmento dobrável cresceu 148% em termos homólogos, apesar dos preços elevados.

"O principal catalisador para smartphones dobráveis tem sido o uso crescente de dispositivos de grande ecrã durante a pandemia", explica Runar Bjørhovde, Analista de Investigação da Canalys.

"Como os consumidores estão constantemente à procura de uma melhor experiência nos seus dispositivos móveis do dia-a-dia, a fasquia foi agora ainda mais elevada pela produtividade e experiência de entretenimento em grandes ecrãs. À medida que o mundo continua a reabrir, traz novas oportunidades para os fornecedores de smartphones fornecerem produtos como smartphones dobráveis que podem satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores".


Para Toby Zhu, analista da Canalys, "estes smartphones são especialmente apelativos para os early adopters e utilizadores de alta qualidade. Os fornecedores de android estão sob grande pressão no segmento premium, uma vez que os envios de smartphones com o valor de 800 ou mais dólares caíram 18% abaixo do nível de 2019, enquanto os envios de iOS cresceram 68% ao mesmo tempo. A Google e os principais fornecedores de dispositivos Android devem duplicar os seus investimentos em hardware diferenciado e experiências de utilizadores de última geração para continuarem a apelar a clientes de gama alta".

Já na perspetiva de Amber Liu, analista de pesquisa da Canalys, o ecossistema da cadeia de fornecimento de dispositivos dobráveis desenvolveu-se rapidamente nos últimos anos, graças à Samsung. Embora haja um número crescente de fornecedores para ecrãs dobráveis, dobradiças e outros componentes chave, os fornecedores de dispositivos destacam ainda soluções de engenharia inovadoras e designs de produtos para uma melhor experiência de utilizador, sendo que o preço é ainda inferior.

"Além das grandes inovações de design de hardware, o verdadeiro campo de batalha para os fornecedores de dispositivos é a experiência do utilizador do software, que requer um investimento substancial na interface do utilizador e software capaz, uma vez que o ecossistema de aplicações dobráveis ainda está longe de ser o ideal. Em novembro do ano passado, o Android Dev Summit da Google  trouxe muitas novidades para programadores de aplicações dobráveis e de dois ecrãs, proporcionando um reforço vital para esta categoria, com melhorias promissoras na experiência dos utilizadores que poderão chegar em breve".

Liu acredita ainda que os principais fornecedores de smartphones estão a preparar-se para competir na categoria dobrável e que esta se tornará uma parte vital das suas estratégias de topo e do branding corporativo. 


Fale connosco para mais informações!

Fonte: jp.di; IT Channel;