Carbonite

Porque é que os dados do Microsoft 365 precisam de ser protegidos?

Muitas empresas ainda acreditam que as aplicações cloud, como o Microsoft 365, não são tão vulneráveis à perda de dados como as aplicações OnPremise, mas essa não é a realidade. A perda de dados ocorre nas aplicações cloud incluíndo o Microsoft 365.

sabiaque carbonite 46


As políticas de proteção de dados da Microsoft não garantem completa e rápida restaurações de dados do Microsoft 365 excluídos ou corrompidos.


A Microsoft opéra de acordo com um “modelo de responsabilidade partilhada”, significando que embora proteja a sua infraestrutura e aplicações, manter os dados protegidos é da responsabilidade dos próprios utilizadores, e por isso, recuperar dados perdidos na Micro-soft pode levar dias, e até mesmo nunca chegar a acontecer.

Posto isto, os dados do Microsoft 365 estão sujeitos a vulnerabilidades como o Apagamento Acidental, Apagamento Propositado, Ataques de malware como Ransomware ou Phishing e Compliance. Tendo em conta que cada vez mais empresas dependem do Microsoft 365 para colaboração e transações comerciais, estes riscos são demasiadamente elevados para serem ignorados.

Vejamos algumas destas ameaças em separado:

Apagamento Acidental: Os utilizadores podem facilmente perder dados das suas conversas de SharePoint, Microsoft Teams e até mesmo do Exchange por erro. Quando isto acontece, se for percebido de imediato pelo utilizador, a sua recuperação pode ser fácil. No entanto, os arquivos e dados escluídos apenas permanecem na pasta “Itens eliminados” temporariamente, o que pode causar problemas caso o colaborador não se aperceba rapidamente do erro.

Apagamento Propositado ou Malicioso: Nalguns casos, a exclusão de dados não é acidental. Os funcionários insatisfeitos podem excluir os seus próprios arquivos ou arquivos em pastas partilhadas de forma intencional antes de sairem da empresa. Isto é mais comum do que se pensa. Quando arquivos importantes são perdidos devido a exclusão acidental ou maliciosa, a produtividade é obviamente afetada.

Malware: Um erro comum sobre os dados do Microsoft 365 é pensar que eles estão protegidos de ameaças como Ransomware ou outros tipos de malware. O Ransomware pode bloquear o acesso aos ficheiros do Microsoft 365 na nuvem. A plataforma Microsoft Teams tem sido alvo de ataques.

Como pode então prevenir a perda de dados nas aplicações do Microsoft 365? A Carbonite® Backup for Microsoft 365 é uma solução de Disaster Recovery as a Service, diretamente na cloud, que não só garante uma recuperação rápida, simplificando muito o processo de backup e recuperação de dados, como protege da perda de dados, com gestão centralizada de todos os backups dos utilizadores através de uma única consola central, com total visibilidade, relatório de todos os backups e recuperações, notificações por email com informação detalhada do backup e recuperação.

carbonite logo 46


A Carbonite® Backup for Microsoft 365 protege as ferramentas mais utilizadas pelas empresas nos dias de hoje, como o Microsoft Teams, Exchange Online, SharePoint e OneDrive for Business.
Esta solução tem características que a distingue das restantes, como por exemplo:


RETENÇÃO, RESTAURO & RECUPERAÇÃO

O backup da Carbonite funciona automatica-mente até 4 vezes por dia ou de seis horas, com opções de retenção flexíveis. Configurações personalizadas permitem diminuir a frequência dos backups e definir quando é que pretende que seja feito.

GESTÃO CENTRALIZADA DO BACKUP
Uma vez instalado o agente da Carbonite Endpoint na máquina do cliente, pode gerir facilmente ou remotamente o backup de todos os endpoints da consola multi-tenant na cloud, através das políticas que definiu.

FREQUÊNCIA DE AGENDAMENTO DO BACKUP
O agente do Carbonite pode ser instalado nas máquinas que deseja proteger, seja em rede local ou remotamente. Deste modo, consegue restaurar os dados em qualquer momento, diretamente no endpoint ou noutra máquina do cliente ou permitir que os clientes façam recuperações eles mesmos.

GRANULARIDADE
A recuperação pode ser granular ou total. A recuperação granular inclui ficheiros, pastas, documentos, biblioteca de documentos, site, site collection, calendá-rios, mensagens e caixa de email na suite do Microsoft 365.

LICENCIAMENTO
A Carbonite é licenciada pelo número de utilizadores do Microsoft 365 ou por capacidade. A licença é feita por subscri-ção anual, com pagamento mensal ou anual e a quantidade mínima do produto a adquirir são 5 unidades.

PESQUISA
Pode utilizar a pesquisa simples para recuperar conteúdo do Teams, Share Point, Email, calendário e OneDrive. A recuperação pode ser feita baseada no utilizador, linha do assunto, tipo de conteúdo, pastas, entre outros.

Esta solução oferece ainda 1 a 7 anos de retenção de informação e vantagens como o facto da consola ser semelhante à da Webroot (uma vez que a Carbonite, assim como a Webroot, pertencem à OpenText). É uma excelente solução em termos e qualidade-preço e muito flexível, uma vez que tem vários modelos de licenciamento (por utilizador, capacidade).