Os servidores das pequenas e médias empresas nunca estiveram tão vulneráveis como agora em tempo de pandemia. As empresas tiveram que adotar o teletrabalho, sem tempo de preparação, deixando ligações desprotegidas entre servidores e workstations.


A ausência destas proteções tornam estas empresas alvos fáceis de serem intercetadas por cibercriminosos, que encontram aqui uma porta aberta de acesso não autorizado. Com estas vulnerabilidades e atendendo ao valor dos seus dados para os hackers, os servidores comprometidos são usados para roubo e manipulação de dados, infetar ou utilizar à vontade todos os recursos, intercetando o sinal e encriptando toda a informação das empresas contidas nos servidores.

É fundamental reforçar a segurança dos servidores destas empresas. Veja como solução de segurança de rede da Endian pode ajudar.

Como é que uma segurança de rede protege as empresas de serem encriptadas?

A Endian, solução de segurança de rede, garante proteção na transferência de dados e rede, através de UTM, em hardware, software e virtual, fácil de utilizar, com um conjunto de diferentes proteções a funcionar. Assim a empresa fica mais protegida de ameaças. A UTM engloba:
  • IPS/IDS: O IPS previne as tentativas de intrusão na rede através da análise de tráfego, enquanto que o IDS deteta essas mesmas tentativas, comparando-as à base de inteligência pré-definida, e tráfego malicioso identificado previamente;
  • Gestão de tráfego quanto à origem e ao destino;
  • Acesso Remoto Seguro por VPN: A VPN é um canal de comunicação entre os Endpoints e os servidores de origem. A UTM encripta este canal ponto a ponto e "se algum dispositivo estiver a ouvir" não consegue decifrar o tráfego nem reter as informações;
  • Autenticação multi-fator: Passwords fracas são um grande risco de segurança. Em especial no teletrabalho, deve ser utilizada a autenticação multi-fator para acesso remoto dos utilizadores;
  • Anti-Phishing na análise de tráfego de e-mail: A UTM inspeciona as sessões estabelecidas e verifica a sua legitimidade. O filtro web permite inspecionar mais de 200 milhões de URL e definir politicas diferenciadas por utilizador, grupo, duração e outras.